segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Qual é a relação deste Conselho com os demais Conselhos de Santa Catarina e do Brasil?


O objetivo maior deste conselho é num primeiro momento, por trás das grades e in loco, constatar a realidade.
O Conselho da Comunidade é a voz dos apenados para o mundo exterior e faz isso através das diversas atividades desenvolvidas pelos seus membros em parceria com a comunidade, na qual os conselheiros estão inseridos. Da Unidade Prisional de Videira foram contratados apenados que na época estavam em regime semiaberto e agora em liberdade podem contar com uma vaga no mercado de trabalho. Aos apenados são oferecidas atualmente oportunidades de educação e trabalho que se forem bem aproveitadas podem transformar as suas vidas e a das suas famílias.
Este Conselho desempenha as funções de representação e intermediação da comunidade, educativa, consultiva, assistencial, auxílio material à unidade prisional e a mais importante de todas: a fiscalização das condições de cumprimento da pena.
Por esse motivo é fundamental que o desenvolvimento desta fiscalização constitua-se como uma ação política, de defesa de direitos, de preparo dos apenados para a reinserção e retorno à sociedade com condições para que se desenvolvam como seres humanos em meio a outras pessoas sem lesá-las. Para que isso aconteça, essa fiscalização ocorre dentro de um contexto de análise crítica e em profundidade de todos os ângulos possíveis: do apenado e de seus familiares, da sociedade, dos desafios impostos pela função aos agentes prisionais, da administração da unidade, do sistema prisional como um todo e de facetas que até o presente momento não se apresentaram para os Conselheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário