segunda-feira, 8 de agosto de 2016

14/09/2015: INÍCIO DAS AULAS NA UNIDADE PRISIONAL AVANÇADA DE VIDEIRA

Desde 2014 encontrava-se em fase de projeto e construção o espaço que seria a sala de aula. Situada na área de entrada do prédio principal da Unidade Prisional, a sala de aula foi construída com recursos procedentes das contas bancárias geridas por este Conselho da Comunidade em parceria com o Conselho da Comunidade da Comarca de Tangará. A sala de aula é dividida em área do docente e área dos estudantes por meio de uma grade. De um lado da grade fica o professor com o material pedagógico para seu trabalho em armários e mesa para o professor. Tem quadro branco, projetor multimídia e um notebook para que se o professor necessitar, possa trabalhar com os estudantes áudios, vídeos, poer point, etc. No momento, as aulas são desenvolvidas por docentes contratados e administrados pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) por meio de um convênio firmado com o governo do Estado de Santa Catarina. 
 O Fórum da Comarca de Videira, juntamente com o Conselho Comunitário de Segurança Pública e a Unidade Prisional trabalharam para construir um espaço adequado para a implantação do programa. Por meio dos recursos oriundos das transações penais do Judiciário foram adquiridos os materiais necessários e fazendo uso da mão de obra dos próprios detentos foi construído o espaço, que a partir do dia 1º de setembro, passará a sediar as aulas da Educação Prisional.
São vinte e três detentos divididos em três turmas de nível fundamental e basicamente, os professores trabalham com os educandos as habilidades de leitura, escrita e cálculo visto que muitos apenados encontravam-se em defasagem escolar. Do lado da grade em que ficam os estudantes espaços individualizados com carteiras e cadeiras, além de todo o material escolar foi concedido pelo Conselho da Comunidade. Optou-se por não adquirir computadores para esta sala no momento porque a maioria dos estudantes apresenta apenas a educação elementar, sendo que alguns encontram-se no momento em processo de alfabetização. Julgou-se que seria adequado no momento ensinar os conhecimentos básico e na instalação elétrica desta sala já foi previsto e instaladas tomadas no chão para a futura aquisição de notebooks ou computadores individuais. No momento não era viável investir em tecnologia, pois a mesma em pouco espaço de tempo tornaria-se obsoleta pela falta de uso.

Na imagem, registro do momento assinatura do convênio entre as partes envolvidas no trabalho em 24/08/2015. Da direita para a esquerda, Rita de Cássia, gerente de ensino, Dário de Souza, administrador da Unidade Prisional, Dorival Borga, gerente da Secretaria Regional, Margarete Salvadori, diretora do CEJA e Luciano Pasqual, membro do Conselho da Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário